Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que consiste um sistema de irrigação por gotejamento

O QUE É IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO?

Na irrigação por gotejamento, a água é distribuída através de tubos de pequeno diâmetro e é aplicada de forma pontual, por meio de emissores localizados diretamente na zona das raízes da planta. É possível, também, veicular fertilizantes solúveis na água de irrigação.

A irrigação por gotejamento teve origem na Inglaterra, nos anos 40, mas só se desenvolveu como tecnologia comercialmente viável na década de 60, nos Estados Unidos e em Israel, com o lançamento dos plásticos de polietileno. De início, os produtores agrícolas não consideravam o sistema prático, porque o viam como um método muito diferente dos tradicionais – de irrigação por aspersão ou inundação. Entretanto, anos de pesquisa conjunta entre produtores, universidades e órgãos governamentais demonstraram suas inúmeras vantagens. Hoje, como resultado de seus comprovados benefícios agronômicos, de conservação e econômicos, a irrigação por gotejamento logrou aceitação geral e está sendo aplicada cada vez mais por produtores competitivos em todo o mundo, no cultivo de hortaliças, frutas, cereais, flores, algodão, cana-de-açúcar, vinhedos, entre outros.

BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

O gotejamento é uma das duas formas de irrigação localizada, entregando a água de forma pontual por meio de gotas, diretamente nas zonas das raízes, sem molhar a parte aérea (folhas, ramos e caule), evitando a proliferação de doenças, principalmente as fúngicas.

O volume de água fornecido deve ser o suficiente para a planta, sem falta ou excesso, no momento adequado, devendo ser comandado por meio de controladores e monitorado por sensores de umidade de solo adequadamente instalados no campo e com monitoramento dos dados climatológicos.

O sistema de irrigação por gotejamento é uma excelente forma de aplicação de todos os fertilizantes compatíveis com a água, em quantidades precisas para atender às necessidades das plantas.

Isso significa o uso racional de água e de fertilizantes, além da redução expressiva da mão de obra e do maquinário empregado. Como característica de um sistema de alta eficiência e precisão empregada, se faz necessário o uso de mão de obra qualificada – visando extrair o máximo benefício do sistema.

Tudo isso representa um aumento de produtividade com produtos de melhor qualidade, resultando em maior rentabilidade ao produtor.

Compartilhe Este Artigo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp

Outras máterias

4 Cuidados importantes para um projeto de irrigação

O investimento em uma lavoura com ótimos resultados é o objetivo de todo produtor rural.…

6 Sinais de que você está fertilizando demais suas plantas

Sabe o ditado popular de que: “Tudo o que é demais faz mal”. Quando se…

10 dicas para garantir um bom manejo de irrigação de pastagens

Conhecer o solo, fazer a revisão dos equipamentos e montar um plano de irrigação são…

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão.