Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os benefícios da irrigação por gotejamento

A irrigação por gotejamento é uma técnica eficaz e prática de molhar as plantas com a quantidade adequada de água por meio de tubos que ficam próximos às raízes, diferente de outros métodos, em que a irrigação é feita por toda a superfície simultaneamente, deixando as plantas úmidas e causando o escoamento.

O método teve origem na década de 40, na Inglaterra, mas só se tornou uma tecnologia comercialmente viável em 1960, nos Estados Unidos e Israel. No início a prática não foi aceita, pois acreditavam que ela era muito complicada, porém, após anos de estudos foi se percebendo seus benefícios e hoje já é utilizada em todo o mundo para o cultivo de hortaliças, frutas, cereais, flores, algodão, cana-de-açúcar, entre outros.

Com o processo, a água é aplicada de forma pontual, por meio das gotas, fornecendo a quantidade de água adequada que as raízes de cada planta necessitam. O sistema funciona da seguinte maneira: a água é distribuída de forma lenta, por meio de canos e mangueiras, contendo emissores ou gotejadores, que se estendem ao longo das linhas das plantas. Assim, esses emissores distribuem água uniformemente em toda a plantação.

A irrigação por gotejamento possui uma eficiência de aproximadamente 90%, além disso, uma das grandes vantagens é que gasta menos água. A técnica também auxilia a obter produtos de melhor qualidade.

Aumentar a qualidade e rendimento da plantação é mais um dos benefícios do método, já que assim é possível obter um maior controle da quantidade e periodicidade exata que as plantas precisam de água e fertilizantes, que podem estar juntos nessa solução.

Há diversos outros benefícios para a irrigação por gotejamento, como a possibilidade de trabalhos simultâneos na superfície, pulverização e colheita, enquanto as plantas recebem a água. O processo também diminui a incidência de doenças por fungos, já que a folhagem não fica molhada e a umidade do solo é controlada, assim o crescimento de ervas daninha diminui.

Fonte: Pensamento Verde

Compartilhe Este Artigo:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp

Outras máterias

4 Cuidados importantes para um projeto de irrigação

O investimento em uma lavoura com ótimos resultados é o objetivo de todo produtor rural.…

6 Sinais de que você está fertilizando demais suas plantas

Sabe o ditado popular de que: “Tudo o que é demais faz mal”. Quando se…

10 dicas para garantir um bom manejo de irrigação de pastagens

Conhecer o solo, fazer a revisão dos equipamentos e montar um plano de irrigação são…

Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Receba nossas novidades em primeira mão.